Nacional

Holambra além da ExpoFlora

Holambra, uma jovem cidade do interior de SP, tem grande influência Holandesa e hoje trago o que ela tem além da ExpoFlora. A cidade surgiu com os imigrantes Holandeses que vieram para o Brasil fugindo da guerra. Podemos ver essa influência na arquitetura, na gastronomia e nos seus moradores.

Hoje é responsável por 40% da produção nacional de flores e plantas conquistando assim, a fama de ser o Jardim do Brasil e ganhando bastante notoriedade, o que ajudou a impulsionar o turismo.

ExpoFlora

Muitos já devem ter ouvido falar da Explofora de Holambra, a feira das flores que acontece entre o final de agosto e o mês de setembro. É uma feira inspirada nos moldes da feira da Holanda a Keukenhof. Esse ano ambas as feiras vão acontecer, sendo que a da Europa começa agora dia 24 de março e vai até 15 de maio.

Enquanto isso a nossa vai sendo preparada. Ela acontecerá entre 02 e 25 de setembro. Será a 39º edição e vem depois de 2 anos de cancelamentos. A cidade costuma ferver nessa época por isso, se você quiser participar, não demore para planejar a sua viagem. A cidade é pequena e os hotéis lotam rapidamente.

Recinto da ExpoFlora

Além da ExpoFlora

Mas existe vida em Holambra além da ExpoFlora? Sim, dá para você ver as flores e plantas em todos os lugares, o ano todo. Tudo muito bem cuidado e limpo.

São várias praças e parques com lindo paisagismo, que rendem lindas fotos e são um suspiro para os olhos.

Visitamos a cidade em um período de seca, ficou vários dias sem chuva, mas mesmo assim os jardins estavam bonitos e floridos. Vimos o tempo todo o pessoal da prefeitura fazendo manutenção e cuidando da cidade.

Evitando aglomerações:

Viajamos em época de p@ndem!@, período que não teve a famosa feira das flores e assim pude explorar além da ExpoFlora. Então montei um roteiro onde tentava evitar os horários de pico nos atrativos. Quem não curte muita “muvuca” pode aplicar a mesma ideia para o seu roteiro. Organizei os principais pontos turísticos na sexta pela manhã, começando cedo, assim evitamos o fluxo dos turistas do final de semana. O jantar da sexta por exemplo foi antes das 19h, quando saímos do restaurante dava para perceber que logo o lugar estaria cheio.

Da mesma forma aconteceu com a visita ao museu, que só abre aos sábados e domingos (nas férias tem horário diferenciado). Chegamos bem no início da abertura, só tinha nós e mais um casal, no final da visita o museu já estava bem mais movimentado.

O que fazer?

2 Dias em Holambra foram ótimos para entrar no clima Holandês e ver plantas e flores🌻🌷💐.

Em primeiro lugar não deixe de entrar pelo Portal da Cidade (coloque no GPS – Portal da Cidade Holambra para encontrar a entrada correta) é lindo e em estilo holandês. Registre sua passagem com lindas fotos. Tem vagas para estacionar.

Certamente você vai querer fotos com o Moinho Povos Unidos ao fundo sem outras tantas pessoas intrusas. Para isso a dica é ir cedo, antes mesmo da abertura do moinho. Esse é o maior moinho em funcionamento da América Latina e está lá desde 2008.

Moinho Povos Unidos

Dali do moinho (você pode deixar seu carro estacionado lá) passe pelo outro portal menorzinho e vá caminhando pela Alameda Mauricio de Nassau. Você vai chegar a instalação dos guarda-chuvas e o recinto da ExpoFlora, passando também pela praça “Betão” que fica em frente a Prefeitura Municipal.

Depois das mil fotos no tamanco holandês, no orelhão e com as flores, caminhe mais um pouco para um lanche na confeitaria Zoet en Zout. Além de experimentar o doce de rosas o Rozen Gelak (tem opções mais saborosas como o strudel de maçã) dá para relaxar um pouquinho. A confeitaria tem uma grande área externa com um gramado voltado para o lago. Se estiver com crianças é a hora de liberar para gastar as energias, correr e brincar no brinquedão de madeira.

Perto da confeitaria fica o Deck do Amor, também com vista para o lago, onde os casais celebram a união prendendo um cadeado.

2º Dia

Continuando o roteiro no 2º dia, aproveite a manhã para um passeio no Parque Van Gogh. Voltado para o lago Holandês. Lá tem chalés simpáticos com cafés, lojinhas e replicas dos quadros famosos de Van Gogh.

Ah, antes disso, dê um pulinho na praça em frente, chamada Praça dos Coqueiros, onde fica o letreiro colorido da cidade.

Depois disso, siga para mais uma leve caminhada até outra praça conhecida como Nossa Prainha. É um lugar bem gostoso que tem um lago com alguns patos e pássaros.

Nossa Prainha
Casa Colono – Museu

Certamente uma atração que você não deve deixar de visitar é o museu da cidade. Ele é pequeno, uma visita de 1 a 2 horas são o suficientes para ver tudo com calma. Lá você irá ver como a cidade surgiu, as primeiras casas dos colonos e até como funciona um leilão das flores. Vale muito a pena fazer a visita.

Ensaio Fotográfico

Ensaio Fotográfico

Se eu posso te dar um conselho é: faça um ensaio fotográfico em Holambra!

Um dos motivos da minha viagem para Holambra foi fazer uma sessão de fotos. Cenários lindos não faltam na cidade das flores. Pude ter a companhia dos meus pais nesses registros e foi muito especial!

Você até pode falar que não é fotogênico, ou que os filhos não curtem muito fotos, mas escolhendo um bom profissional a sessão pode ser divertida para todos.
Até para um pré-adolescente, como o João, que nem a máscara queria tirar (tinha que pedir em todas as fotos para ele tirar a máscara e sorrir). Mas acabou rodando todo o campo de flores com a bicicleta do cenário, que não era apenas cenográfica.

Parte do ensaio foi no Macena Flores, que tem estufas e lindo cenário que inclui até um moinho.

Boulevard Holandês

Esse é o cantinho gastronômico e das lembrancinhas. É nessa rua que ficam os 2 restaurantes mais famosos da cidade, o Casa Bella e o Martin Holandesa. Os dois restaurantes são voltados para a culinária holandesa e servem o famoso joelho de porco entre outros pratos salgados, além da confeitaria que é de encher os olhos. Tivemos a oportunidade de comer nos dois (pratos diferentes em cada um) mas posso dizer que se fosse para voltar seria no Casa Bella, gostei mais do ambiente, dos preços (os dois são bem salgadinhos nos preços, mas o Casa Bella pouquinho menos) e do atendimento.

O Casa Bella tem também uma lojinha com produtos típicos de boa qualidade.

Falafel

Já que o tema é comida, o melhor falafel que já comi foi lá na hamburgueria Hoek, lá também aproveitei para comprar as bolachas típicas Stroopwafel. Não são feitas por eles, apenas revendem a Oma beppie que é feita de forma artesanal em Holambra. Vem em uma caixinha ótima para presentear ou abastecer sua dispensa, eu virei fã!!!

Já sabe que posso te ajudar com suas reservas em Holambra ou qualquer outro canto do mundo, né? Ah, se precisar de ajuda com o roteiro e até contratação de fotógrafos na cidade certamente é entrar em contato comigo! 

Um comentário

  • PAULO ROBERTO BAFFI

    Olá… noooosssa foi muito bom essa viagem. Adorei, visitamos vários pontos turísticos e cada um com a sua beleza.
    Gostei muito desse ensaio fotográfico também, é legal.
    Aproveitem, visitem Holambra, pois ela te oferece um abençoado final de semana.
    Contacte a AGARETUR e eles vão preparar esse passeio pra você ter na sua lembrança vários momentos de muita alegria por muito e muito tempo após….vontade de voltar também.
    Muito legal mesmo…
    Não deixe de visitar Holambra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *