Nacional,  Slides

Primeira Vez na Bahia

Nem acredito que demorei tanto tempo assim para estar pela primeira vez na Bahia!

Os destinos escolhidos para essa primeira vez, foram: Salvador e Praia do Forte.

O empurrãozinho que precisava foi uma passagem baratinha numa Black Friday (veja aqui como fazer bons negócios nesse período). Passagem comprada, foi a hora de escolher os hotéis. Quase sempre começo a montar as minhas viagens ou dos meus passageiros dessa forma: primeiro a passagem, em seguida hotéis e depois os passeios.

Como as minhas viagens são uma mescla de trabalho e lazer e sempre que possível gosto de conhecer mais de um hotel na cidade, nada melhor que se hospedar em um hotel para conhecer cada detalhe.

Dividi meus 6 dias de Bahia da seguinte forma:

• 2 Noites no Wish Hotel da Bahia, um clássico de Salvador na região central.
  • 2 Noites na Pousada Mares do Forte, na Praia do Forte, simples mais bem localizada e entregou o que prometeu.
  • As 2 últimas noites na Pousada Estrela do Mar, na Barra em Salvador, zero luxo, mas um quarto bem espaçoso e a poucos metros do Farol da Barra. Para reservar qualquer uma dessas opções, só me chamar!

Depois de reservada a hospedagem, comecei a traçar o roteiro baseado na localização que estaria. E como era a primeira vez na Bahia precisava fazer todos os passeios clássicos de turista de primeira viagem!

Os primeiros passeios: Centro Histórico.

Comecei com o Mercado Modelo e subida pelo Elevador Lacerda, já que o hotel era bem próximo. Utilizei carros de aplicativos para minha locomoção, não é a maneira mais econômica, mas como tinha pouco tempo e minha programação era intensa, achei que dessa forma otimizaria bem o tempo. Quando tenho mais tempo ou já conheço um pouco do destino gosto de utilizar o transporte publico, assim conheço o cotidiano da vida real!

Um passeio que amei fazer, e recomendo sempre para quem está indo pela primeira vez na Bahia, é o Free Tour pelo Centro antigo, Pelourinho. Já falei como funciona esse tipo de tour aqui, não deixe de ler! Nosso guia foi incrível, conduziu nosso grupo por quase 3 horas a pé que passou voando, de tão interessante que foi. João ganhou uma aula de história do Brasil nesse dia in loco!

Turismo Comunitário

Na parte da tarde fiz um passeio diferente, mas que também recomendo muito que nós turistas façamos sempre que o destino oferecer esses tours, é o turismo comunitário. Fomos conhecer o projeto Alagados Turismo Comunitário no Bairro do Uruguai. É uma forma de conhecer as pessoas que lá moram e se dedicam de alguma forma a construir um caminho melhor para todos. Foram algumas horas bem gratificantes!

Finalizando um dia de passeios

E o dia ainda tinha muita coisa para fazer, do Uruguai seguimos para a Igreja do Bonfim, aquela famosa por sua escadaria e as fitinhas coloridas. Foi um percurso rápido de uber.

O calor da Bahia em final de verão rendeu uma pancadona de chuva a tarde. Nos abrigamos na igreja e quando passou ganhamos um arco-íris. Simplesmente a primeira vez na Bahia estava entregando tudo e mais um pouco.

Quando a chuva passou, seguimos a pé com o objetivo de chegar na sorveteria que fica dentro do Solar Amado Bahia. Foi uma boa caminhada e finalmente tivemos um merecido sorvete e um breve descanso! O sorvete é bom, mas o atendimento deixa muito a desejar. E o prédio, que é um museu, resolvi não entrar. Acho que desanimei com o atendimento e como ainda queria pegar o pôr do sol em outro canto da cidade, então só espiei o prédio por fora.

Última parada do dia, Ponta do Humaitá para ver o pôr do sol, achei que estaria lotado, mas me surpreendi. Estava bem tranquilo, teve uma garoa e muitas nuvens no céu, mas mesmo assim a explosão de cores foi de tirar o fôlego!

Praia do Forte

A parte da manhã deixei para curtir o hotel, a piscina e tal, porém amanheceu chovendo…. Aproveitei para trabalhar um pouco então.

Depois do check out seguimos para o próximo destino, a famosa Vila da Praia do Forte que fica uns 80Km de Salvador. Durante o caminho pegamos um pouco de chuva, mas chegando lá a chuva deu uma trégua. O tempo não estava o mais bonito, mas estava de bom tamanho para ir a tão esperada praia! Acabei montando um roteiro que ficamos os 2 primeiros dias só na parte urbana, vendo o mar assim de longe, só admirando mesmo. Agora sim foi a hora de mergulhar e curtir as ondas. Nosso principal entretenimento na praia é esse, ficar no mar pulando as ondas.

Acabamos parando na praia que fica em frente ao Tivoli Eco Resort, geralmente é mar tranquilo, mas nesse dia estava agitado e cheio de ondas, curtimos um monte!!! Para chegar até ela fomos caminhando primeiro por dentro da vila até chegar na igrejinha. De lá pegamos a direita pela areia da praia e seguimos caminhando até achar um lugar gostoso para ficar.

A Vila

A vila é uma gracinha, como era fora de temporada, não estava muvucado, o que foi ótimo, pois ainda estavámos receosos com a questão da pand#mi@.

Então você pode caminhar pela vila durante o dia ou a noite que será muito agradável. À noite os restaurantes costumam ter música ao vivo e muitas lojas ficam abertas até às 22h. Escolher um restaurante pode ser uma dificuldade, pois são muitos. Os que ficam na avenida principal, costumam ser maiores, mais famosos e mais caros. Se quiser algo mais em conta, observe onde os locais costumam comer. Assim achamos um perto do centro de artesanato que tem PF do dia por precinho bem camarada.

Nesse estilo mais econômico também comemos uma pizza numa dessas ruas paralelas, a pizzaria era quase de frente para a única escola particular da vila. Foi umas 3x mais em conta que as da rua principal. Claro que não é só sobre a localização X preço, a qualidade também deve ser diferente, mas deixo aqui essa informação, se você quer economizar, é possível sim!

Projeto Tamar

Também foi nossa primeira vez visitando a Fundação Projeto Tamar, aquele das tartarugas, mas vai muito além disso. Essa base na Praia do Forte é a principal do projeto no Brasil que possui mais 23 localidades entre centros de visitantes, lojas e bases. Ela fica atrás da igreja no final da Vila.

O foco do projeto é a conservação das tartarugas marinhas, um trabalho que existe há mais de 40 anos. O projeto é aberto ao público como uma forma de conscientizar a população da importância do projeto para a conservação das espécies.

Além da visita comum, que você compra o ingresso na hora, existe uma atividade bem bacana chamada “Biólogo por um dia”. Essa atividade precisa agendar com antecedência e acontece antes da abertura oficial da base, são até 15 pessoas que vão aprender mais de pertinho sobre o mundo das tartarugas que lá habitam.

A base conta com 4 das 5 espécies de tartarugas que visitam a nossa costa, além delas, o lugar também tem alguns tubarões lixa e arraias. É um excelente passeio, imperdível para quem vem com crianças!

Castelo Garcia D`Ávila

Eu vi as fotos do castelo enquanto fazia minhas pesquisas sobre o destino e tinha certeza que queria ver pessoalmente, eita lugarzinho fotogênico!!!

As ruínas do Forte é uma construção medieval de 1550 e que deu origem à vila da Praia do Forte. Pertenceu a família Garcia D`Ávila por 300 anos e depois foi abandonada. Finalmente em 1937 foi tombada pelo IPHAN e em 2021 abriu o museu. É bem moderno com totens interativos que contam sua história, maquetes e uma linda vista da praia. Alguns dias da semana à noite acontece projeções luz e som contando toda a história do local!

Mais Praias

Já falei lá em cima que o nosso primeiro contato com a praia nessa viagem foi na Praia do Forte, bem em frente ao Tivoli Eco Resort, pois bem, no outro dia fomos na praia Pedra do Chapéu, que delícia de praia!

Tem as barraquinhas que vendem bebidas e porções e alugam cadeiras e guarda-sol, passamos uma manhã lá tranquilos nesse mar delícia, tinha ondas, mas não muito forte ou que puxava, era realmente tudo que estávamos buscando!

O que me surpreendi mesmo foi com as praias de Salvador, a expectativa não era alta e acabei apaixonada por elas! Foi a minha primeira vez em Salvador, mas já tinha vendido bastante o destino e na maioria das vezes as pessoas pedem só uma passagem pela capital, para seguir para outros destinos da região, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, e então curtir as praias.

Tinha a impressão que as praias da capital ou eram impróprias para banho ou que seriam mais sem graça. Ah, que bom que resolvi ver com meus próprios olhos, pois gostei muito do que vi, e olha que conheci poucas praias.

Passamos um dia entre as praias Stella Maris e a praia do Farol de Itapuã. É uma região de mar agitado com bastante ondas e repuxo, é necessário cautela. Mas a praia tem longa faixa de areia branquinha e fina, água do mar cristalina e pedras, que na maré baixa formam pequenas piscinas naturais. Também é cheia de coqueiros fazendo uma boa sombra para descansar um pouco curtindo a brisa da praia e o som do mar.

Outra praia visitada foi a do Farol da Barra, pertinho da nossa última hospedagem. Como é uma praia mais central, costuma ficar lotada, principalmente aos finais de semana. Então chegamos cedinho, às 7h, e ela estava vazia, apenas os atletas matutinos fazendo seus exercícios na praia. Assim até dá vontade de ser fitness, não é mesmo?! O mar estava agitado (a gente gosta assim), mas dava para aproveitar bastante pois é uma aérea com grandes pedras que diminuem a força das ondas até chegar na gente.

Farol da Barra e Acarajé

Além da praia deliciosa do Farol da Barra, não dá para perder a visita ao Farol propriamente dito e se puder ser perto do por do sol será ainda mais especial.

O Farol é também um forte e um o museu náutico que conta um pouco da história da navegação. Tem um rooftop com barzinho onde costuma ter musica ao vivo ao entardecer nos finais de semana e ainda pode subir até a ponta do farol.

De volta ao chão, na saída do museu uma parada obrigatória, o Acarajé da Mara. Eu adorei, achei super sequinho, camarões grandes, tudo delicioso, com pouca fila, atendimento ágil e gentil, e o melhor ainda mais barato que o famoso Acarajé da Cira. Experimentei esse também, lá no bairro do Rio Vermelho, estava gostoso também, mas tem fila, pagamento só no pix, atendimento mais frio, mas foi ok. Enfim, se só pudesse voltar em, um eu iria direto no da Mara!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *